Jornal Correio Popular Notícia

ARTIGO
109 ANOS DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO

Data da notícia: 2023-10-02 12:25:47
Foto: Cátia Burton

109 ANOS DA CRIAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO
*Por Winnie Burton

No dia 02 de outubro de 2023, comemoramos 109 anos da criação de Porto Velho. O município foi criado por desbravadores durante a construção da lendária estrada de ferro Madeira-Mamoré, desenvolvida graças ao tratado de Petrópolis, após acordo firmado entre Brasil e Bolívia para que fosse possível escoar a borracha extraída no Brasil. A estrada de ferro ligaria o porto de Santo Antônio, no Rio Madeira, ao de Guajará-Mirim, no rio Mamoré.

Foi por volta de 1907 que operários de mais ou menos 50 nacionalidades diferentes chegaram na floresta amazônica e enfrentaram situações totalmente insalubres em meio ao imenso território até então não desbravado. O início do que se tornou Porto Velho se deu graças ao Imperador Pedro II que, em 15/01/1873, assinou o Decreto-lei n.º 5.024, onde autorizou que navios mercantes de todas as nações pudessem navegar no Rio Madeira. A criação oficial de Porto Velho só ocorreu anos após a conclusão da construção da estrada de ferro no ano de 1912, quando alguns dos operários foram recolhidos e mais de 20 nacionalidades diferentes decidiram residir em torno do ‘’velho porto’’. A oficialização de Porto Velho como sendo um município brasileiro é resultado da lei 757 assinada por Jonatas Pedrosa (o então Governador do Estado do Amazonas) no ano de 1914, dando início ao que hoje veio a ser a capital do estado de Rondônia e a maior capital do Brasil em extensão territorial.

A primeira praça construída em Porto Velho é atualmente nomeada como Praça Jonatas Pedrosa e está localizada entre a rua Barão do Rio Branco e Avenida 7 de Setembro, no centro da cidade. O primeiro jornal de Porto Velho foi impresso no ano de 1909 e se chamava ‘’The Porto Velho Times’’. Ele foi criado por americanos e era inteiramente escrito em inglês, antes mesmo da oficialização de Porto Velho como município e, por isso, o idioma inglês era utilizado como o idioma oficial. Apesar de ainda serem um ‘’agrupamento’’ de imigrantes em meio aos trilhos, doenças tropicais e falta de estruturas às margens do rio madeira, manterem-se informados sobre os acontecimentos da região era fundamental e levado a sério.

Porto Velho segue se desenvolvendo ao longo dos anos, mantendo a sua originalidade de ser uma região acolhedora e de oportunidades. Não é raro encontrarmos histórias dos descendentes dos imigrantes que se uniram ao caldeirão de diversidade cultural da capital de Rondônia, onde diferentes etnias contribuíram com a formação e desenvolvimento da sociedade local, influenciando na culinária, arquitetura, e vida social, pois a cultura de cada um teve seus elementos somados ao cotidiano da cidade. Toda essa imigração fez surgir o fenômeno que moldou a identidade de Porto Velho. Fenômeno este que faz com que cada porto-velhense carregue consigo um pouco da fascinante riqueza cultural e do pioneirismo herdado dos que um dia atracaram no antigo porto na margem direita do grandioso Rio Madeira, mantendo a vitalidade de uma história tão rica. Parabéns, Porto Velho pelos seus 109 anos!

*Winnie Burton é acadêmica de jornalismo.
*Neste artigo também usamos informações da Prefeitura de Porto Velho e do site G1 Rondônia.


Fonte:




Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.